Café com gatinhos, o charme do Neko cafe

7 de Abril de 2017

Por: Oki


Imagem de capa por: torne


Neko Cafe

Uma pequena espiada pela janela e qualquer fã de gatos já sabe que tipo de lugar é esse. Imagem: Connie Ma


Embora o primeiro neko cafe tenha surgido em Taiwan em 1998, foi no Japão que esse tipo de estabelecimento floresceu e conquistou o coração dos amantes de felinos. Desde a criação do primeiro neko cafe japonês, em Osaka em 2004, eles se tornaram uma febre e hoje já existem mais de setenta espalhados pelo país. Um neko cafe é basicamente um local onde o cliente paga uma taxa para passar um tempo determinado em um local repleto de gatinhos. Geralmente a taxa de entrada custa cerca de 20 reais e dá direito a uma hora na companhia dos felinos, além de uma bebida para consumação.

Cupcake felino

Acima, um cupcake de gato. O felino em questão demonstra um perfeito equilíbrio entre uma cara ao mesmo tempo boba e blasé. Imagem: Roxanne Ready


O principal motivo apontado para explicar a popularidade desses locais no Japão é a alta densidade demográfica do país, principalmente nas grandes cidades. Por causa disso, as moradias costumam não dispor de muito espaço e muitos proprietários proíbem que inquilinos mantenham animais de estimação em seus apartamentos. Existem também os casos de pessoas que preferem não assumir a responsabilidade integral de ter um bichinho devido a extensas jornadas de trabalho, viagens frequentes ou idade mais avançada. Para suprir essa demanda, os neko cafe oferecem aos amantes de gatos a oportunidade de aproveitar o convívio com os felinos, sem precisar se preocupar com as responsabilidades de cuidado do dia a dia dos animais.

Massagem felina

Na foto acima, a cliente aproveita um momento de carinho com o bichano. Na perspectiva do gato, a humana é provavelmente mais uma massagista contratada para seu relaxamento.Imagem: Connie Ma


Conforme o nome sugere, a maioria dos neko cafe oferece um cardápio simples, geralmente contendo uma seleção de bebidas (cafés, chás, sucos), alguns oferecendo inclusive bebidas alcóolicas, e lanches práticos, como sobremesas (tortas, folhados, bolos) e sanduíches. Nas lojas as bebidas são servidas em copos altos e com canudos para evitar o contato acidental com o pelo dos bichanos. O menu desses locais costuma não ser tão elaborado porque o foco da clientela é mesmo os felinos, ou seja, os alimentos servidos não podem atrapalhar o momento de interação entre as pessoas e os gatinhos.

Bebidas do neko cafe

Acima um exemplo de como as bebidas nos neko cafe são servidas para serem ao mesmo tempo práticas e livres de pelos de gato.Imagem: Roxanne Ready


É claro que esse tipo de estabelecimento só pode funcionar se houver um cuidado muito grande com os felinos. No Japão, um neko cafe só pode funcionar com uma licença e seguindo os requerimentos e regulamentos estritos da Lei Nacional de Tratamento e Proteção Animal. Além disso, as lojas passam por fiscalizações frequentes para garantir o bem estar dos animais. O mesmo tipo de cuidado é exigido dos clientes que visitam esses estabelecimentos. Já na entrada, o visitante é alertado sobre o conjunto de regras que deve seguir para garantir que tanto ele quanto os felinos aproveitem saudavelmente do momento juntos. O cliente deve tirar os sapatos e lavar bem as mãos, antes de entrar e só pode tirar fotos sem usar o flash. A entrada de crianças pequenas é proibida (menores de 12 anos), para evitar que as mãos mais curiosas dos pequeninos puxem o rabo dos bichanos ou os agarrem. Os clientes também são proibidos de pegar e carregar os gatos no colo: a escolha é dos felinos, se eles desejam ou não sentar no colo da pessoa para receber seus mimos. Adicionalmente, os clientes são avisados que não devem incomodar os gatos que estão dormindo, somente os que se mostram dispostos a brincar. Por fim, o visitante não pode servir comida humana para os animaizinhos. Mas essa é uma recomendação que qualquer amante de gatos sabe que é mais do que necessária.

Isso é tão fácil que eu faço com o gato nas costas!

Seguindo as recomendações você pode ter momentos de diversão como este, em que um gato usa a pessoa como mirante. Imagem: Nick Richards


Para atrair a atenção dos bichanos, muitas lojas oferecem para os clientes brinquedos e ração por uma taxa à parte. Assim, os clientes podem convidar os gatinhos para se divertirem correndo atrás de barbantes ou tentar ganhar a confiança dos felinos mais tímidos com o suborno de um lanchinho.

Petiscos atraem os felinos

Algumas comidas de gato são tão eficientes que atraem até a versão felina do cavaleiro das trevas. Imagem: DozoDomo


Além do atração principal de interação com os gatos, as lojas também oferecem outros atrativos, como acesso à internet, livros, filmes, mangá e música. Então, para as pessoas que só querem um ambiente para relaxar nos intervalos de uma vida agitada, essa pode ser uma boa alternativa. Alguns neko cafe também oferecem outros meios para seus clientes manterem contato com os seus felinos favoritos, como páginas online em que são postados fotos e vídeos diários dos animais.
Cada loja tem suas peculiaridades para agradar os mais diferentes gostos dos clientes. Só na cidade de Tóquio existem vários exemplos desses estabelecimentos que merecem uma visita. Para os admiradores de raças exóticas, o Neko JaLaLa é uma boa pedida graças aos seus gatos Maine Coon e Abissínios. Já para aqueles que preferem se sentir completamente cercados por felinos, o Cat Cafe Kyariko Shinjuku é a melhor opção considerando que o local possui um exército de cinquenta gatos para o deslumbramento de seus clientes. Outras lojas buscam se diferenciar por meio da decoração e ambientação. Esse é o caso do neko cafe Temari no Ouchi, cuja decoração foi inspirada em contos de fada e histórias infantis, e do The rest area where cats are 229, que é repleto de sofás e áreas de descanso e funciona como um local de eliminação de estresse com a companhia dos felpudos animais ao redor. Na dúvida, você sempre pode olhar a seleção de gatinhos antes de entrar, pois muitos desses locais têm um catálogo com fotos e descrições dos animais.

Catálogo de gatinhos

Na loja acima, o cliente pode checar fotos dos gatos presentes na loja antes mesmo de entrar. Imagem: Guilhem Vellut


No Brasil a moda dos neko cafe ainda não vingou. Até o momento só existe um estabelecimento do tipo no país, o Café com Gato em Sorocaba, e por causa das restrições impostas pela Vigilância Sanitária o seu formato é bem diferente. Os gatos não podem estar no mesmo ambiente que as pessoas se alimentando, então são mantidos em um aquário construído especialmente para eles. Os gatos estão lá para observação, não para interação direta com os clientes. Para os fãs de gatos, a alternativa mais certa ainda é uma viagem para o Japão para checar os vários tipos de neko cafe que o país oferece.


Compartilhe


Comentários