O Exame de Proficiência em Língua Japonesa

29 de Agosto de 2016

Goukaku

Certificado de aprovação do JLPTImage: Toby Oxborrow

O Exame de Proficiência em Língua Japonesa, 日本語能力試験, ou Japanese-Language Proficiency Test (JLPT) é um exame oficial realizado internacionalmente, para aferir o nível de proficiência em língua japonesa de pessoas que não tenham o idioma como língua materna. O exame vem sendo aplicado pela Fundação Japão e Associação de Educação Internacional do Japão desde 1984 e, atualmente, é realizado em 206 cidades de 54 localidades ao mesmo tempo, incluindo o Japão, duas vezes ao ano (julho e dezembro) em alguns locais e uma vez ao ano em outros (apenas dezembro), como o Brasil.


Shiken

Image: Chris Chan

As finalidades em se prestar o exame são diversas, e o perfil dos dos candidatos revela desde estudantes colegiais e universitários, visando admissão em alguma instituição de graduação ou pós graduação no Japão ou mesmo no seu país de origem; pessoas que precisam do idioma para viver no Japão, ou apenas desejam avaliar a própria capacidade; até aqueles que buscam admissão em algum emprego, ou trabalhadores almejando promoções e/ou aumentos salariais.


Shiken 2

Image: Hiroaki Maeda

De qualquer forma, independente do objetivo de cada um, é fato que a certificação fornecida pelo exame é de grande valia e importância aos estudantes de língua japonesa, por se tratar de uma documentação oficial que comprova a proficiência no idioma, o equivalente ao que seria o TOEFL para a língua inglesa.

Em 2010 o exame sofreu uma reformulação, visando se adaptar às novas finalidades dos estudantes, e priorizando a capacidade de comunicação. O Antigo Exame era dividido em 4 níveis, onde o nível 4 era o mais básico e o nível 1 o mais avançado. O Novo Exame acrescentou um nível intermediário entre os níveis 2 e 3, passando a ter 5 níveis, classificados também por ordem de dificuldade, do mais básico ao mais avançado: N5, N4, N3, N2 e N1.


Kyokasho

Image: Arc Yang

As inscrições devem ser realizadas pelo do envio do formulário de inscrição - que este ano estará disponível até 03/09, fiquem atentos! - por correio, e o exame é realizado no Brasil no início de dezembro - dia 04/12, em 2016. Mais informações sobre conteúdo das provas, taxas e locais de retirada do formulário de inscrição disponíveis no site da Japan Foundation São Paulo ou, para não residentes no Brasil, pelo site internacional da JLPT disponível em japonês e na versão internacional em inglês, onde você pode se informar também sobre as localidades onde a realização do exame ocorre em julho.


Kanko

Image: Kanko*

Existem vários bons materiais disponíveis para se preparar para o exame, como flashcards, exercícios e textos para interpretação. O uso de flashcards para a memorização, inclusive, é um dos métodos mais convencionais de estudo utilizados no Japão. Além dos kanji, há também flashcards para a memorização de vocabulário e de partículas! Em breve o Haru ga Kita! também disponibilizará essas e outras ferramentas extras para auxiliar nos estudos!

Mas, caso queira se preparar e estudar de maneira mais direcionada e adaptada às suas necessidades, o Haru ga Kita! te ajuda com aulas totalmente interativas, onde você poderá tirar suas dúvidas específicas diretamente com a professora! Não se sente preparado para prestar o exame este ano? Venha fazer um intensivão conosco que até dezembro ainda dá tempo! ;)

Então, bons estudos para todos e, がんばりましょう!!


Ganbarou

Image: Caron Lin


Compartilhe


Comentários